domingo, 5 de junho de 2011

Teoria Clássica

Introdução

É um estudo que explica o desenvolvimento da administração e analisa suas forças e fraquezas, se caracteriza pela estrutura organizacional e busca o máximo pela eficiência.

Henri Fayol

Nascido em 1841, na França, Fayol se destacou como principal expoente da administração em sua época, desenvolvendo premissas estudadas até hoje. Na metade do século XIX, Fayol era apenas um engenheiro, mas mesmo  desenvolvendo uma função relativamente simples, destacou-se e foi sendo promovido. Passou de gerente de minas a diretor-geral da empresa em que trabalhou a vida inteira. Na própria definição de Fayol, essa teoria é composta de “uma coleção de princípios, regras, métodos e procedimentos testados e verificados por experiência geral”. Ele observou que grande parte dos administradores teorizava, mas na prática existiam muitas contradições e poucas reflexões sistemáticas. Reforçou ainda que a administração teria de ser aplicada em qualquer área: comercial, industrial, política, militar e etc.

Com base em suas pesquisas, Fayol ajudou a criar métodos de estudo administrativos, pois acreditava que a administração não deveria ser uma ferramenta empírica, e sim um processo cientifico baseado em dados e não apenas no que foi aprendido ao longo da vida.
Qualidades básicas do gestor segundo Fayol:
  1. Qualidades Físicas: saúde, vigor;
  2. Qualidades Mentais: facilidade em aprender e ensinar, e adaptabilidade;
  3. Qualidades Morais: dignidade, lealdade e responsabilidade;
  4. Educação Geral: conhecimentos gerais, não apenas específicos naquilo que exerce;
  5. Conhecimento Especial: apesar de ser conhecedor de varias áreas, ser especialista e grande conhecedor (técnico, teórico e/ou prático) da área em que atua;
  6. Experiência: conhecer, por experiência e vivência associadas à uma formação cadêmica, funções dentro do ambiente empresarial.

Atividades e Funções exercidas pelo Gestor:

Fayol definiu que as atividades de um gestor nas empresas deveriam ser divididas. São elas:

  1. Atividade Técnica: produção e transformação de produtos e serviços;
  2. Atividade Comercial: compra, venda e permuta;
  3. Atividade Financeira: captação e bom uso do capital;
  4. Atividade de Segurança: prevenção e proteção dos bens e das pessoas;
  5. Atividade Contábil: relacionado com o controle e registro das organizações;
  6. Atividade Administrativa: relacionadas com a integração de toas as operações da organização, as atividades administrativas coordenam e sincronizam as atividades interiores, tendo portanto influência/interferência sobre elas.
 Dentro das Atividades Administrativas, dividem-se funções específicas. Sendo:

    1. Previsão: planejamento;
    2. Organização: disponibilizar recursos e materiais para exercer o plano desenvolvido na previsão
    3. Comando: orientação para os colaboradores afim de atingir o objetivo;
    4. Coordenação: harmonia entre comando e comandado, organização e execução;
    5. Controle: verificação e correção para que a execução esteja de acordo com o planejado e sob as regras estabelecidas no controle.
Os 14 princípios da administração segundo Fayol:


  1. Divisão de Trabalho: é a especialização de um grupo no trabalho para melhor utilizar os recursos humanos disponíveis;
  2. Autoridade e Responsabilidade: a autoridade era para Fayol “o direito de dar ordens e poder para a exata obediência” e responsabilidade envolver ser confiável;
  3. Disciplina: é o esforço comum dos trabalhadores;
  4. Unidade de Comando: os trabalhadores recebem ordens de um “gerente”;
  5. Unidade de Direção: é o foco em um único objetivo organizacional;
  6. Subordinação do Interesse Individual ao Interesse Geral: é a prevalência do interesse da organização como um todo sobre o interesse de cada componente da mesma;
  7. Remuneração do Pessoal: pagamento justo com recompensas por desempenho financeiras ou não;
  8. Centralização: é a “diminuição da importância do papel do subordinado” segundo Fayol;
  9. Cadeia Escalar: divisão hierárquica, instigando a administração até nos níveis mais baixos, mesmo que esses se reportem aos superiores;
  10. Ordem: um lugar pra cada coisa, cada coisa em seu lugar.
  11. Eqüidade: igualdade entre as pessoas;
  12. Estabilidade do Pessoal no Cargo: evita custos adicionais com processos de seleção, e motiva os funcionários a trabalhar melhor;
  13. Iniciativa: os gestores deveriam encorajar a iniciativa do colaborado;
  14. Espírito de Equipe: novamente o gestor deve incentivar a harmonia e a busca do objetivo comum

 Esse video mostra como funciona linha de montagem em Fabrica nos dias atuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário