terça-feira, 31 de maio de 2011

As Organizações e seu Ambiente

Uma organização é definida como duas ou mais pessoas trabalhando juntas, para alcançar um objetivo.
Dentro de uma organização é necessário ordem. Precisa-se dividir o grupo em setores, e proucurar pessoas com habilidades ou conhecimento.
Dentro de uma organização existem os proprietários; empregados; administradores e ambiente físico. No ambiente externo encontram-se os clientes, os competidores, os parceiros, e no ambiente geral, está a tecnologia, os elementos culturais, politicos. Todos interligados. A organização deve se preucupar com todos esses ambientes, pois eles depedem de fornecedores, de parceiros, precisam entender a necessidade de seus clientes. Com essas preucupações a organização tem chance de obter resultados, pois estarão sempre renovando seus pensamentos, buscando a melhor tecnologia, e a melhor estratégia em derrubar seu concorrente.
A Ética

A Ética e a responsabilidade andam juntas, os prícipios morais são obrigatoriamente necessários com o grupo, pois sem ela é impossivel viver dentro de um ambiente de trabalho.
As pessoas agem de modo não ético, por exemplo: pagando propinas, mentindo sobre outras, falsificando documentos. Tentam justificar tal conduta.
- convencendo-se de que o compotamento não é relmente ilegal
- convencendo-se de que o comportamento é realmente do melhor interesse de todos;
- convencendo-se de que ninguém descobriráo que está sendo feito.
                      
Responsabilidade Social

A responsabilidade social da organização tem que se preucupar com os interesses da sociedade.
A organização deve se preocupar com o bem estar social externo e não somente com os lucros.

Estágios

Estagio de empreendimento: no inicio do empreendimento a organização só pensa na sua sobrevivência, é informal e não burocrática.
Estágio de coletividade: a liderança é resolvida, começa a divisão de trabalho.
Estágio de formalização: uso de regras, sistema de controle.
Estágio de elaboração: a burocratização é resolvida, porém é preciso, rever seus conceitos, inovar!

As organizações devem ficar atentas a essas transições, e não ficaram restritas em seu crescimento.
Apesar da forte tendência a considerar-se a realização sobre o enfoque individual, a verdade é que a grande maioria das realizações que ocorrem na sociedade moderna só ocorre porque as pessoas em grupo realizam com um maior sucesso.
A importância de estudarmos as organizações e seu ambiente é pelo fato que sem organização, responsabilidade, honestidade entre um grupo, o ambiente fica cheio de problemas causando intrigas, desmotivação. Nos dias atuais, o mercado procura pessoas, com responsabilidade, com competência, que faz de uma organização eficiente, onde um grupo tem um objetivo comum.

Sem comentários:

Enviar um comentário