A gestão patrimonial surgiu para poder administrar uma grande empresa e manter a eficiência nos níveis que a empresa tinha quando era menor era necessário conhecer bem o patrimônio e capacidade produtiva. Conhecendo melhor as capacidades e possibilidades da empresa através da aplicação da gestão e avaliação precisas do patrimônio, era possível tomar decisões muito mais acertadas. A realidade das empresas de hoje é muito diferente das empresas administradas no passado com o surgimento de varias inovações tecnológicas e com o próprio desenvolvimento intelectual do homem.
A administração surgiu para que o homem se interesse em melhorar as organizações, pois ela está relacionada com alcance de objetivos, e para que o ocorra com sucesso é necessário esforços de pessoas.
Eficácia e eficiência são parâmetros fundamentais para o sucesso de uma organização, quando se trata de administração de pessoas.
Em uma organização ha necessidade da união de pensamentos por todo equipe, criatividade, esforço humano são indispensáveis, tendo a necessidade da flexibilidade de alguns processos em função do envolvimento do material humano nestes.
Em um processo o individuo se comporta diferente do outro, isso traz caos, portanto a administração ela trata dentro de uma organização a ordem, regulando o comportamento humano. Esses princípios podem ser aplicados em qualquer tipo de organização.
Esses princípios trazem resultados, eficiência, eficácia, união, disciplina, flexibilidade, e sucesso em seus objetivos.
União e flexibilidade são indispensáveis em uma organização.
Tudo que o indivíduo quer realizar e obter sucesso, é preciso Planejar, Organizar, ter direção e controle.
Nas organizações funciona, na seguinte forma quando se quer obter resultados: determinar os seus objetivos e metas, determinar as funções para cada funcionário, conduzir e motivar seus funcionários e tomar as ações necessárias para melhoria do desempenho.
Para um desempenho melhor existe as divisões, sendo estratégico, tático e operacional, que se divide em diretoria, gerência, supervisão, pessoal de operações. Como todo individuo tem uma característica própria e com ele nasce as habilidades, em uma organização é vista suas habilidades e divididas em setores, onde um tem habilidade de tarefas especificas, outra habilidade de analisar as pessoas, compreender o que ela sente. E outra habilidade aquela de ver a organização de uma forma geral. (Técnicas, humanas, e conceituais).
Papéis Administrativos:
Papeis interpessoais: interseção com outras pessoas.
Chefe: refere aos princípios, objetivos, missão.
Líder: motiva os funcionários, contrata.
Ligação: o administrador envolve no tratamento com pessoas.
Papéis Informacionais: processar informações.
Monitor: acompanha o ambiente, para obter informações que seja relevante.
Disseminadores: informações coletadas do ambiente são levadas as pessoas responsáveis pela organização.
Interlocutor: informações são dadas pela alta significância da empresa.
Papéis Decisoriais: o administrador toma decisões.
Empreendedor: procura oportunidades
Solucionador de conflitos: resolve conflitos internos
Alocador de recursos: determina como será usado o recurso adquirido.
Negociador: operar acordos e contratos.
Sem a comunicação não existe informações essenciais que levará a mudanças de ideias, e sem mudanças não há crescimento.
A comunicação ela desempenha a informação, a motivação, a emoção, e o controle.
Num processo de comunicação, deve-se usar mais a comunicação oral, pois ela ocorre na hora do problema e resolve na hora. A eficácia da comunicação é essencial.
Hoje em dia, vemos que o homem não consegue organizar o seu tempo, muitas vezes os administradores acham que tempo é dinheiro, e não sabem organizar o seu tempo. Com isso as pessoas ficam dividas, pois não sabem dividir família de trabalho.
Isso se torna frustrante, pois afinal é desgastante.
As pessoas estão cheia de tarefas, que às vezes não sabem por onde começar, isso, gera insônia, estresse e desânimo.
A necessidade de uma organização ficar atenta a esse problema é indispensável, pois o sucesso de uma organização depende da eficiência de seus funcionários. E cada individuo precisa gastar seu tempo da melhor forma possível, não se preocupar apenas com o trabalho. O lazer, a família, precisa estar nas 24 do dia também. Precisa-se de moderação.
Se a sua empresa vai bem, então... TOME CUIDADO!
Os bons resultados em vendas e lucratividade podem estar escondendo falhas gravíssimas dentro da sua empresa. O perigo está quando a taxa de crescimento ultrapassa a capacidade de gerenciamento.
Estar ganhando dinheiro HOJE não necessariamente garantirá o sucesso de AMANHÃ! O crescimento descontrolado é perigoso em quase todos os negócios, e é especialmente perigoso no setor de prestação de serviços em logística e transportes.
Mais uma vez vale lembrar de algumas grandes empresas que desapareceram diante de erros sucessórios, má gestão administrativa e financeira, perda de Clientes e falhas estratégicas como Transportadora Volta Redonda, Coral, Tamoyo, Dom Vital, ITD, Rio Grande, Sulina, Michelon, Di Gregório, Di-Ci Logística, etc. Outras grandes e renomadas empresas engrossarão esta lista nos próximos 5 anos diante da realidade de mercado e dos problemas relacionados com a péssima infra-estrutura de transportes.
Um importante princípio econômico estabelece que nenhuma empresa consegue manter lucros excessivos em longo prazo, portanto, esteja adequadamente preparado para momentos futuros não tão agradáveis.
O passageiro excesso de rentabilidade de uma empresa tende a elevar seus custos de operação por inércia. O otimismo exagerado, a facilidade de obtenção de recursos e a sobra dos mesmos, as perspectivas de novos negócios e etc., criam um certo “relaxamento” nos principais gestores da empresa e uma acomodação natural que poderão ser fatais para o futuro da companhia.
Quando um concorrente ataca o mercado de uma empresa com retorno excessivo, esta pode ter dificuldades para reagir. É possível que produtos e serviços deficitários estejam sendo subsidiados por aqueles com rentabilidade excessiva. Este fato pode dificultar a reação ao concorrente.
Portanto, não espere os maus momentos chegarem para você avaliar a estratégia, o modelo de negócio e a estrutura da sua empresa; faça-o antes, pois a chance de sucesso será muito maior! Aproveite o bom momento atual para definir a estratégia de atuação comercial, para rever as práticas administrativo-financeiras, para desenvolver e reter talentos profissionais, para dispor das melhores ferramentas de tecnologia e gestão, etc., e garanta, desde já, o crescimento e a sobrevivência da sua empresa no futuro!
janeiro/2005
Marco Antonio Oliveira Neves,
Marco Antonio Oliveira Neves,
Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda.marcoantonio@tigerlog.com.br
www.tigerlog.com.br
Fonte: http://www.guiadelogistica.com.br/Y601.htm
www.tigerlog.com.br
Fonte: http://www.guiadelogistica.com.br/Y601.htm
A importância de estudarmos a administração nos dia atuais, é pelo fato que em uma organização, depende de pessoas, de um grupo em objetivo comum (lucro), e para se obter sucesso há necessidade de estudarmos o comportamento do indivíduo , de ficar atentos as suas necessidades, e como saber obter uma divisão de trabalho , onde todos estarão satisfeitos e obtendo lucro, é necessário olhar os erros do passado e ficar atentos a administração atual, os pontos que levam ao fracasso. Esse capítulo que mostra o caminho de uma organização com sucesso.
Nós colocamos esse artigo no blog, pois serve como alerta aos administradores nas suas empresas.
Nós colocamos esse artigo no blog, pois serve como alerta aos administradores nas suas empresas.
Sem comentários:
Enviar um comentário